sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Procon de São Sebastião orienta sobre a greve dos bancários


O Procon de São Sebastião dá orientações à população sobre a paralisação dos bancários na cidade. A categoria entrou em greve nacional por tempo indeterminado. O motivo é a espera por um reajuste salarial real de 5%, enquanto os bancos propuseram 8% de reajuste, sendo 0,56% de aumento real.
A greve dos bancários não pode prejudicar o consumidor, entretanto, cada um deve fazer a sua parte buscando canais alternativos para quitar as dívidas. O importante é se prevenir de eventuais cobranças de multas por atraso, guardando provas da tentativa de pagamento da conta. Desta forma, quem for cobrado indevidamente pode recorrer ao Procon ou ao Juizado Especial Cível.

Canais alternativos
Quem precisar pagar uma conta e encontrar a agência fechada deve tentar fazer o pagamento por outros canais, como caixa eletrônico, internet, telefone e correspondentes bancários, além das lotéricas e algumas lojas que oferecem o serviço. O pagamento de mensalidades pode ser negociado diretamente com escolas ou operadoras de planos de saúde, por exemplo. O consumidor deve pedir uma prorrogação do prazo de vencimento ou outra forma de pagamento, como débito na conta corrente. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções.
A greve não é uma situação gerada pelo consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. Caso o pagamento não seja possível, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa.
Para evitar as cobranças, é interessante manter alguma prova da tentativa de pagamento, como anotar o dia e a hora dos contatos que estabelecer com o credor, além de pedir o número de protocolo de atendimento. Uma foto tirada do celular mostrando que a agência estava fechada ou as próprias notícias publicadas pela imprensa informando sobre a greve podem servir como prova.
Se o consumidor tentou pagar a conta, não conseguiu e ainda assim foi cobrado de multa ou juros pelo atraso, ele deve fazer o pagamento para não ter o nome incluído em cadastros de proteção ao crédito. Depois, deverá registrar queixa no Procon ou nos Juizados Especiais Cíveis.
Os usuários que não tem o hábito de usar o caixa eletrônico e quiserem realizar um saque ou pagar alguma conta, não devem pedir ajuda a estranhos. Como não haverá funcionário da agência para prestar ajuda, a pessoa deve levar alguém de confiança para ajudar.
Serviço: O Procon fica na Rua Sebastião Silvestre Neves, nº 185 – Centro, e atende de segunda a quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h. Para os moradores da Costa Sul, o atendimento na Regional de Boiçucanga, localizado na Av. Walquir Vergani, nº 36, acontece todas as quartas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 15h. Em caso de dúvidas, o atendimento pode ser feito também através do telefone (12) 3892-1639

Nenhum comentário:

Postar um comentário