sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Centro Histórico de São Sebastião passa por levantamento e retificação do tombamento!!!



Arquitetas vistoriam Casa de Câmara e Cadeia, bem tombado pelo Condephaat



Ao longo desta semana, de quarta 05 a sexta-feira 07, arquitetos da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (Upph) da Secretaria do Estado da Cultura fizeram um trabalho de levantamento e retificação do Tombamento no Centro Histórico de São Sebastião.
A ação faz parte de uma antiga reivindicação da Administração Municipal, através do Departamento de Patrimônio Histórico (Deppat), lotado na Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo)
Segundo a arquiteta Erika Borges Fioretti, o trabalho consiste em fazer um levantamento fotográfico de todas as casas e identificar as características arquitetônicas e de conservação do bem.  Para isto, todos os imóveis localizados nas sete quadras tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), e mais nove bens isolados no Centro Histórico foram vistoriados, por dentro e por fora. 
Ainda de acordo com Erika, o último inventário realizado em São Sebastião é de 1993. Já o tombamento pelo Condephaat é de 1969. “Muitas coisas mudaram ao longo dos anos. Há prédio que nem existem mais. A ideia deste novo inventário é verificar o que se mantém tombado, definir as diretrizes e uma normativa que seja viável para todos”, explicou a arquiteta, destacando que a Administração Municipal sebastianense está bem adiantada nestas diretrizes.
“Nosso próximo passo será encaminhar estes resultados para o Condephaat analisar e decidir se aprova ou não o projeto. Se for aceito, vai melhorar para todos, tanto para os proprietários dos bens, quanto para os arquitetos, pois o projeto visa a objetividade ao invés da subjetividade”, informou.
O trabalho de levantamento e retificação do tombamento é pioneiro na Secretaria do Estado da Cultura e até agora apenas São Sebastião e Cananéia, no Litoral Sul, passam por este processo.
O inventário foi realizado também pelos arquitetos Alberto Candido, Luciana Sakayemura, Marta Sacarelos e Lara Melo Souza, cujos resultados estão previstos para serem apresentados ao Conselho no final deste ano

POR Fernando Belera

Definição

Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.
Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais.
Na cidade de São Sebastião há muitos prédios deste tipo físico,nós temos o dever de preservar está historia nosso antepassados deixou marca.
está no nosso dia-dia,está em nossas vidas...
Este levantamento é muito importante pra cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário