¨PORTO NÃO¨ o ¨CAIÇARA NÃO QUER PORTO¨ entre outras.
Na primeira manifestação ocorrida na Ilha bela a movimentação foi maior, cerca de 500 pessoas estavam presente.
Apesar da manifestação ter chamado a atenção, o governo do estado estuda sim a ampliação do porto de São Sebastião, juntamente com o contorno sul que deve ligar a nova Tamoios.
Está em andamento um projeto do governo para ampliação do porto de São Sebastião e transformá-lo num movimentado terminal de navios de carga com a passagem de 1,5 milhão de contêineres por ano – 20% a mais do que era o porto de Santos em 2007. Essa região guarda alguns dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica e de Manguezais do país e será impactada pelas obras e operações do novo porto.
Caso seja aprovado, o novo porto terá uma capacidade 30 vezes maior, ocupará uma área três vezes superior à atual e terá capacidade de atracar 18 navios simultaneamente (hoje são permitidos apenas quatro) com capacidade de 9 mil contêineres, o que equivale a um prédio de nove andares
Essa não é a primeira vez que a sociedade local se mobiliza para proteger o ambiente. Os moradores já conseguiram impedir três projetos de verticalização na região, a construção da Rodovia do Sol e uma outra tentativa de ampliar o porto de São Sebastião, em 1987. Eles também impediram que a Dersa construísse em Ilhabela sua oficina de balsas para servir toda a região, inclusive Santos.
Agora é acompanhar o debate para garantir a qualidade de vida desta e das futuras gerações na região.
Oi Fernando, passei aqui pelo blog e vi que tem novidades. A informação é um bem precioso e você, com o seu trabalho, ajuda a formar opinião. Portanto, persiga e pesista.
ResponderExcluirObrigado Daniela...devemos sempre está com novas informação deixar o povo bem informado é maravilhoso!
Excluir